O estudante Gabriel Macedo Liberato, do 4º ano do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Colatina, demonstra um talento excepcional para a área da tecnologia. Além de contribuir para o sucesso da equipe de robótica do campus, Gabriel foi aprovado em três renomadas universidades italianas.
As instituições que reconheceram o potencial do jovem capixaba foram a Sapienza University of Rome, a Università degli Studi di Padova e a Università degli Studi di Trento. Após cuidadosa análise, Gabriel optou por iniciar seus estudos em setembro deste ano na Università degli Studi di Trento, onde cursará Engenharia de Computação, Comunicações e Eletrônica.
Destaque na Robótica
A trajetória de Gabriel na área da robótica é marcada por conquistas significativas. Como membro da equipe Titãs da Robótica, ele contribuiu para o quinto lugar da equipe na RoboCup 2024, um dos maiores campeonatos mundiais de robótica. A competição, realizada em Eindhoven, na Holanda, reuniu equipes de diversos países com o objetivo de desenvolver sistemas robóticos para auxiliar em situações de emergência.
O robô da equipe Titãs, o Ligeirinho, chamou a atenção dos jurados e conquistou o prêmio de robô mais inovador do campeonato. Essa foi a primeira participação da equipe em um campeonato mundial na categoria prática nível 2 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), destinada a estudantes do ensino médio.
A conquista de Gabriel e da equipe Titãs da Robótica é motivo de orgulho para o IFES e para o Espírito Santo. O resultado demonstra a excelência do ensino oferecido pela instituição e o potencial dos jovens talentos capixabas.
Preparando o Futuro
A aprovação em três universidades italianas e o destaque na área da robótica são um prenúncio de um futuro brilhante para Gabriel. Sua dedicação aos estudos e sua paixão pela tecnologia o colocam entre os jovens mais promissores do país.
Com certeza, Gabriel levará o nome do Brasil e do Espírito Santo para o mundo e contribuirá para o avanço da ciência e da tecnologia.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!