Buscando aprimorar a alfabetização cartográfica dos estudantes e evidenciar as relações de poder existentes nestas representações, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, localizada em Colatina, utilizou o ambiente virtual para fomentar o aprendizado dos alunos em cartografia.
A atividade, idealizada pelo professor de Geografia José Augusto de Araújo Pires da Luz, utilizou como base a rede social Instagram. A tarefa teve como objetivos desenvolver a alfabetização cartográfica a partir do emprego de tecnologias digitais e compreender a importância dos espaços virtuais na aprendizagem e no protagonismo dos grupos sociais.
“Foi possível aferir o aprendizado dos estudantes acerca de conceitos de grande relevância de ordem acadêmica e social. A análise etnográfica de rede social e o uso de aplicativos viabiliza novos espaços de aprendizado e estimulam a cultura digital diante de temas relevantes da geografia”, explicou o professor José Augusto de Araújo Pires da Luz.
Já o aluno Mateus Avila Vicozi, da 2ª série do Ensino Médio, afirmou que o uso de tecnologias associado a metodologias ativas, facilitam a compreensão dos conteúdos. “Os aplicativos usados nas aulas estão presentes em todas as áreas de nossa vida, são tecnologias conhecidas que nos aproximam das disciplinas em sala de aula”.
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