Como preparar as crianças para a volta às aulas? - Foto: Reprodução
Educação Saúde

Como preparar as crianças para a volta às aulas?

Colatina em Ação – 01 de abril de 2022

Como preparar as crianças para a volta às aulas? – Foto: Reprodução

A matrícula e o material escolar são preocupações comuns para os pais na volta às aulas. Porém, agora, outros itens começam a ganhar atenção, como máscaras, distanciamento social, álcool em gel e rodízio de alunos.

Assim, em meio a esse novo cenário, muitos responsáveis ficam receosos. Por isso, o site Melhor Escola, um portal de educação que garante bolsas de estudo de até 80%, preparou dicas de como preparar os filhos para a volta às aulas.

Apesar de muitas escolas já terem voltado ao presencial ano passado, com a vacinação infantil o número de crianças na sala de aula tende a aumentar. Então, consequentemente, os cuidados com o coronavírus devem ser duplicados.

Dessa forma, é importante que as escolas continuem seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pelas secretarias de Saúde estaduais. Porém, cabe aos responsáveis orientar e preparar as crianças para a volta às aulas.

Ter uma conversa sincera sobre o retorno presencial ajuda a entender como elas estão se sentindo e quais os seus medos ou dificuldades. Com isso, você conseguirá prepará-las e também, caso haja algum ponto de atenção, deixar a escola e professores cientes das circunstâncias.

Ação importante

Além disso, antes de iniciar as aulas, explique para o seu filho as mudanças que continuarão na escola. O distanciamento social e a máscara ainda serão essenciais para a segurança deles.

Portanto, reforçar o ensinamento sobre cuidados com a higiene é uma ação importante de fazer, principalmente para crianças menores. Fazer isso por meio de ações lúdicas e criativas, como músicas, vídeos e brincadeiras, são ótimas formas de ensinar os pequenos a memorizar como lavar as mãos, por exemplo.

Apesar da escola ser obrigada a oferecer álcool em gel, vale a pena mandar um frasquinho para que o seu filho tenha de reserva e possa utilizar quando estiver longe dos da escola.

Melhores decisões

Outro ponto essencial é ensinar às crianças o cuidado com a máscara. Portanto, reforce que o uso correto dela é com a boca e o nariz cobertos e que só pode tirá-la na hora do lanche quando chegar em casa. Os especialistas dizem que o correto é trocar máscaras a cada três horas, então coloque máscaras de reserva na lancheira do filho.

Vale ressaltar que cada família sabe da sua realidade e necessidade. Assim, a partir disso, elas são capazes de tomarem as melhores decisões para o bem-estar das crianças na volta às aulas.

É necessário ter em mente que as nossas ações também podem impactar diretamente a vida das outras pessoas. Desse modo, o pensamento coletivo é importante para o bem estar do seu filho e da comunidade escolar.

Leia também …..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.