Dicas de segurança na hora de comprar ou alugar um imóvel - Foto: Reprodução
Cidades

Dicas de segurança na hora de comprar ou alugar um imóvel

Colatina em Ação – 31 de março de 2022

Dicas de segurança na hora de comprar ou alugar um imóvel – Foto: Reprodução

O ano passado foi de crescimento para o setor imobiliário e este ano, apesar de esperada alguma queda, o movimento de compra e venda ainda será elevado. Para o diretor de Registro de Imóveis do Sinoreg-ES, André Arruda, alguns cuidados simples podem evitar cair em golpes que acontecem todos os anos no mercado. Confira alguns cuidados:

1 – Assim que comprar um imóvel, registre no Cartório de Registro de Imóveis. O procedimento garante a propriedade do bem e impede a aplicação de golpes.

2 – Certifique-se de que não constam impedimentos para a realização do negócio na certidão da matrícula do imóvel a ser comprado. Isso pode ser conferido também no cartório de Registro de Imóveis.

3 – Verifique a idoneidade dos vendedores do imóvel. Por meio da internet é possível fazer várias buscas e pesquisas sobre empresas e pessoas físicas. Esse cuidado nunca é demais.

4 – Guarde o protocolo recebido após a entrega dos documentos necessários no Cartório de Registro

de Imóveis. Ele será importante até a efetivação do registro.

5 – Mantenha-se atento: o cartório tem até 10 dias para formular exigências para o registro, nos termos

da recente MP nº 1085/2021.

6 – Na locação ou venda, fuja dos “contratos de gaveta”, ou seja, daqueles contratos informais. É preciso registrar o negócio em cartório para garantir a validade formal e a segurança jurídica.

Leia também …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.