Segunda Morte em Decorrência de Explosão no Jaguaré
A explosão ocorrida no bairro do Jaguaré, zona oeste de São Paulo, na última segunda-feira (11), registrou sua segunda vítima fatal. Francisco Altino, de 62 anos, morador da região, faleceu nesta quinta-feira (14) após não resistir aos ferimentos. Ele estava internado no Hospital Regional de Osasco.
Veja também:
- Vídeo | PMs salvam bebê de 7 dias engasgada no 8º BPM em Colatina
- Técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos mudadas pela Associação
Entenda o Incidente e os Danos Causados
O incidente teve início quando obras da Sabesp atingiram uma tubulação de gás, gerando um forte odor no bairro. Horas depois, uma explosão de grandes proporções atingiu dezenas de residências. Um primeiro óbito, de um homem de 47 anos, foi confirmado no local da explosão.
Até a noite de quarta-feira (13), 112 vistorias foram realizadas em imóveis da área afetada. Deste total, 86 residências foram liberadas para os moradores, enquanto 27 apresentam danos mais graves e permanecem interditadas.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Privatização da Sabesp e Reações do Sindicato
A tragédia ocorre em um contexto de privatização da Sabesp, concluída em 23 de julho de 2024, sob a atual gestão do estado. O processo foi marcado por debates e pedidos de CPIs, além de acusações de desmonte por parte de representantes de trabalhadores.
Em nota pública, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) lamentou a morte de Francisco Altino e repudiou o que classificou como “desmonte técnico do saneamento”. A entidade exige uma apuração rigorosa dos fatos e uma “revisão urgente de políticas de gestão que colocam em risco a segurança dos trabalhadores, a integridade das operações e o interesse público”.
Visita do Governador e Continuidade das Avaliações
O governador Tarcísio de Freitas visitou a região afetada nesta quarta-feira (13) para acompanhar a situação e as ações emergenciais. As avaliações dos imóveis e os trabalhos de segurança na área seguem em andamento.





