O Instituto Terra lança nesta sexta-feira (10) a segunda temporada do TerrinhasCast, um videocast protagonizado por alunos do projeto Terrinhas – iniciativa de educação ambiental desenvolvida em parceria com escolas públicas e privadas da bacia do Rio Doce, que busca despertar a consciência socioambiental em estudantes de 10 a 12 anos.

Leia também: Vídeo | Cinzas de Sebastião Salgado são depositadas no Instituto Terra em Aimorés
Voltado para crianças, pais, professores e todos que se interessam por educação e meio ambiente, o novo ciclo do videocast traz colaboradores do Instituto Terra em conversas com os pequenos — que surpreendem pela sabedoria, criatividade e consciência — sobre temas como o papel das florestas e da restauração ecológica, a recuperação de nascentes e afluentes do Rio Doce, a crise climática e os impactos das enchentes na região, além da importância do rio e da riqueza natural de sua bacia, dos sistemas sustentáveis de produção e muito mais.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“O Terrinhas representa a essência do que acreditamos no Instituto Terra: educar é transformar. O TerrinhasCast amplia essa missão, levando as vozes das crianças para além da sala de aula e mostrando que a educação ambiental é um caminho possível e necessário para todos”, reforça Thaís Moraes, Coordenadora de Educação Ambiental do projeto Terrinhas.
Ao todo, serão doze episódios — nove oficiais e três especiais —, lançados duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no YouTube. Confira a programação completa:
• 10.10 – A história do Instituto Terra – com Marilda Moreira (Coordenadora de Logística)
• 14.10 – Conhecendo os ODS – com Carol Sampaio (Head de Desenvolvimento Institucional)
• 16.10 – Sistemas Agroflorestais – com Aline Fanticelle (Técnica Ambiental)
• 21.10 – Importância dos ambientes florestais e da restauração ambiental – com Moisés Marcelino (Gerente Operacional e Meio Ambiente)
• 23.10 – Lixo e Reciclagem – com Thaís Moraes (Coordenadora de Educação Ambiental do projeto Terrinhas)
• 28.10 – Recuperação de nascentes e afluentes do Rio Doce – com Elini Dias (Técnica Ambiental)
• 30.10 – Crise climática e impactos das enchentes na região – com André Favaro (Assessor Técnico)
• 04.11 – Trabalho executado na escola e comunidade – com Gabriela Machado (Educadora Ambiental)
• 06.11 – A importância do Rio Doce e a riqueza dessa bacia – com Mayra dos Santos (Técnica Ambiental)
• Especial 1 – 11.11 – Professores
• Especial 2 – 13.11 – Ex-Terrinhas
• Especial 3 – 18.11 – Alunos de Alvarenga





