Um fato raro e surpreendente trouxe esperança e preocupação para a conservação da biodiversidade no Espírito Santo. No dia 27 de fevereiro de 2023, uma onça-pintada foi flagrada em uma propriedade rural na localidade de Alto Pratinha, em Mimoso do Sul, região Sul do estado. O registro, feito por meio de uma câmera instalada pelo empresário Lucas Pereira Lopes, foi confirmado por biólogos e representa o primeiro avistamento da espécie na região desde 1996.
A aparição do felino, considerado o maior carnívoro das Américas e um dos símbolos da biodiversidade brasileira, chamou a atenção de especialistas e ambientalistas. Isso porque a onça-pintada está criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica, bioma do qual restam menos de 300 indivíduos em todo o país. No Espírito Santo, a espécie está restrita ao Norte do estado, no Complexo Florestal Linhares-Sooretama, onde estima-se que vivam cerca de 20 animais.
Um Flagrante que Surpreendeu
Lucas Pereira Lopes, filho de um produtor rural, contou que decidiu instalar a câmera após encontrar pegadas próximas a uma mata na propriedade da família. “Nunca imaginei que pudesse flagrar uma onça-pintada aqui. Cheguei a tremer quando vi”, relatou. O flagrante foi analisado pelo biólogo Rafael dos Santos, do Monumento Natural Serra das Torres (Monast), que confirmou a identidade do animal e comunicou o fato aos órgãos ambientais.
O último registro de uma onça-pintada na região Sul do ES havia sido há 27 anos, no Parque Estadual do Forno Grande. Segundo a coordenadora do Projeto Felinos, Ana Carolina Srbek de Araujo, a aparição é surpreendente porque a região não possui áreas de mata suficientes para abrigar uma população residente da espécie. “A gente nunca registrou onça-pintada nessa região. Temos registros de onça-parda e outros felinos menores, como a jaguatirica, mas a onça-pintada é algo inédito”, explicou.
Preocupação com a Segurança do Animal
Apesar da alegria com o registro, há temores pela segurança do animal. “É um animal muito bonito, e fiquei até com receio na divulgação das imagens, pois alguém pode tentar fazer o mal a ela”, disse Rafael dos Santos. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Prefeitura de Mimoso do Sul foram procurados, mas não se pronunciaram sobre o caso.
Ações de Monitoramento e Conscientização
Na primeira semana de março de 2023, Ana Carolina participou de uma reunião com representantes do Iema, Ibama e Vale para alinhar ações sobre a aparição da onça em Mimoso do Sul. Foi estabelecida uma parceria para intensificar o monitoramento na região e identificar se o animal vai se estabelecer ou se deslocar para outro local.
Além disso, serão realizadas ações de conscientização com a população. “A presença desses animais, geralmente, gera medo e receio das pessoas. Então, a gente já vai iniciar nesta semana um conjunto de visitas nas áreas, além do monitoramento que já vinha sendo feito”, explicou Ana.
Onça Macho em Trânsito
De acordo com a especialista, o animal é um macho aparentemente jovem, que teria vindo de outra região, possivelmente do estado do Rio de Janeiro. “Geralmente, são os machos jovens que se dispersam, saindo dos territórios de origem em busca de novas áreas”, explicou Ana. Ainda não se sabe se o felino vai se estabelecer na região ou continuar sua jornada.
Ibama se Pronuncia
O Ibama informou que recebeu o vídeo da onça no dia 6 de março de 2023 e que, em 2022, realizou oficinas em diversos municípios do ES para orientar proprietários rurais sobre a convivência com animais silvestres. O órgão também distribuiu materiais educativos em formato digital e pretende enviar uma equipe para avaliar a ocorrência.
Captura Histórica na Reserva Natural Vale
Em junho de 2019, pesquisadores do Projeto Felinos realizaram a primeira captura de uma onça-pintada em território capixaba, na Reserva Natural Vale em Linhares. O animal foi equipado com um colar-transmissor para monitoramento via satélite, e foram coletados dados biométricos e amostras para exames laboratoriais. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e pela Vale, em parceria com instituições brasileiras e espanholas.
Um Futuro Incerto
A onça-pintada é um ícone da biodiversidade brasileira, mas sua sobrevivência está ameaçada. O registro em Mimoso do Sul é um alerta para a necessidade de ações urgentes de conservação. O exemplo do Paraná, que aprovou uma lei específica para a proteção da espécie, pode ser um caminho a ser seguido pelo Espírito Santo. Caso contrário, corremos o risco de ver esse magnífico felino desaparecer para sempre, deixando apenas histórias e imagens como lembrança de sua existência.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!