A Superintendência Regional de Colatina realizou no último dia 27 de novembro, a 1ª Mostra Valorizando Talentos da Escola, uma iniciativa do Núcleo Estadual de Apoio Pedagógico à Inclusão Escolar (NEAPIE) da SRE. O evento teve como objetivo destacar e reconhecer os talentos dos alunos, além de promover o direito ao atendimento especializado de alunos de Altas Habilidades ou Superdotação.
A abertura da Mostra contou com uma performance do Coro Juvenil Geraldo Vargas Nogueira. Além disso, o técnico da Sedu, Luiz Anhaia Vasconcelos, ministrou uma palestra sobre “A Importância da Valorização dos Talentos na Escola”, ressaltando a relevância de apoiar e reconhecer as habilidades únicas de cada estudante para uma educação mais inclusiva.
Durante o evento, os talentos dos alunos foram apresentados em diversas formas artísticas. O aluno egresso Luiz Felipe Damacena Berger, que já é estudante universitário, apresentou seus projetos de invenções, incentivando o potencial criativo e inovador dos estudantes.
A programação incluiu performances musicais, que emocionaram a plateia; exposições de desenhos e pinturas, que mostraram a criatividade dos jovens artistas; uma apresentação teatral e apresentação de medalhistas das Olimpíadas de Matemática, que compartilharam suas conquistas e inspiraram outros estudantes a se dedicarem à disciplina.
“A Mostra Valorizando Talentos foi um espaço essencial para a valorização e reconhecimento das habilidades únicas de cada aluno. A iniciativa reforça a importância do suporte educacional para que esses jovens possam desenvolver e expressar suas habilidades de maneira plena, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e estimulante”, disse a superintendente Regional de Educação de Colatina, Rita de Cássia Firme.
Com essa primeira Mostra, o NEAPIE cumpriu sua missão de incentivar e valorizar os talentos dos alunos, promovendo a diversidade e a inclusão na educação em Colatina. A expectativa é que futuras edições continuem a revelar e celebrar o potencial extraordinário de nossos jovens talentos, e que as escolas da regional implementem o atendimento especializado para os estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação.
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