Priscila Gama é mulher, negra, periférica e empreendedora de impacto social
Colatina em Ação – 24 de março de 2022
Dedicação e determinação não faltam para Priscila Gama, ativista e empreendedora de impacto social. Aliás, impactar socialmente é o propósito de vida dela, que em meados de 2010 quando atuava na área de tecnologia, entendeu que não conseguiria se realizar profissionalmente dentro do modelo de trabalho em que ela se encontrava.
Foi a partir daí que surgiu o desejo de empreender. “O empreendedorismo aparece na minha vida como uma forma de me realizar profissionalmente e dentro dos meus propósitos. Eu não via a possibilidade de bater essa meta de me realizar profissionalmente e trabalhar com o meu propósito, não tinha vaga para isso na época. E o empreendedorismo veio como uma possibilidade de realização”, conta Priscila.
Transformar realidades
Idealizadora do Bekoo das Pretas, um evento com atrações negras capixabas, Priscila já ajudou e ainda ajuda a evidenciar diversos talentos. Paralelo a esse projeto, também surge o Instituto Das Pretas, que ajuda a transformar realidades negras através do empreendedorismo.
Hoje, mais de 54% das empreendedoras capixabas são negras, de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C). Priscila, além de fazer parte desse grupo também trabalha para que ele seja cada vez maior. Através do Instituto Das Pretas ela leva conhecimento, informação e inovação em tecnologia social.
Para ela, a educação é o caminho possível para promover o protagonismo negro feminino e periférico. “Eu acredito muito no poder da educação e no poder transformador do acesso ao conhecimento de dinâmicas empreendedoras, não só para montar o seu negócio, mas para você remodelar caminhos. Esse letramento empreendedor vem para dialogar possibilidades de autonomia, independência e sobretudo de realização”, explica a empreendedora.
Potencializar os negócios
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), entendendo a importância do conhecimento para que mulheres possam protagonizar suas histórias, está oferecendo uma série de cursos 100% online e gratuitos para que elas tirem suas ideias do papel ou redescubram seu empreendimento, além de outras jornadas de conhecimento com opções de consultorias, mentorias e ebooks que podem ajudar a potencializar os negócios femininos.
“Ao todo, são três jornadas de conhecimento que vão ajudar as mulheres a entenderem quais caminhos podem ser traçados para que elas alcancem os seus objetivos e propósitos através do empreendedorismo”, destaca a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.
Para chegar aos conteúdos, as interessadas devem acessar: https://cliente.sebraees.com.br/empreendedorismo-feminino#
Empreendedorismo com propósito
Priscila reconhece o empreendedorismo como um propósito de vida. “As metas não vêm só em notas de dinheiro, elas vêm em tons, sons, cores, movimento, lágrimas de orgulho e emoção, elas vêm em gratidão. Eu me sinto uma privilegiada em poder viver do empreendedorismo com propósito em diversos empreendimentos de impacto”.
Para a empreendedora, ocupar este espaço tem um significado especial. “Enquanto mulher negra e periférica ser empreendedora é estar em um lugar de realização e orgulho, porque muitas vieram antes de mim para que eu pudesse estar aqui vivendo desse meu negócio, e eu me sinto honrada em celebrar o fato de que eu estou sendo porta para que outras pessoas adentrem espaços de acesso, e isso pra mim é muito importante e realizador e tem um valor muito maior que o dinheiro”, finaliza Priscila.
Leia também ….
- Justiça condena supermercado que teria acusado consumidora de furtar biscoito
- Sines do noroeste e norte do ES abrem a semana com 910 vagas de emprego
- Operação policial prende militar reformado que produzia notas falsas de dinheiro em Barra de São Francisco
- Vídeo | Bezerro em situação de maus tratos é apreendido em Colatina
- Polícia detém suspeitos de furto em Aracruz e recupera material