Ato simbólico marca início da vacinação das crianças contra Covid-19 no ES - Foto: Secom/ES.
Cidades Saúde

Ato simbólico marca início da vacinação das crianças contra Covid-19 no ES

Colatina em Ação – 17 de janeiro de 2022

Ato simbólico marca início da vacinação das crianças contra Covid-19 no ES – Foto: Secom/ES.

A vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19 foi iniciada, no final da manhã deste sábado (15), no Espírito Santo.

Um menino indígena de seis anos, Artur da Silva Marinho, foi a primeira criança vacinada no estado.

Uma solenidade para marcar o início da imunização das crianças foi realizada no Palácio Anchieta, sede do governo estadual, em Vitória.

As primeiras 24.100 doses do imunizante da Pfizer para crianças chegaram ao estado nesta sexta-feira (14).

Algumas prefeituras de cidades capixabas já abriram agendamentos on-line.

Em Vitória, a vacinação dos pequenos é realizada neste sábado no Maanaim, na Igreja Batista de Jardim da Penha e na Unidade de Saúde de Santo André, até 18h.

São disponibilizadas 1.750 vagas e o agendamento pode ser feito por meio do site da prefeitura ou pelo aplicativo “Vitória Online”. No momento da vacinação deve ser apresentada a caderneta de vacinação, certidão de nascimento ou identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde.

Uma resolução publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Espírito Santo e assinada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, estabelece regras para a vacinação de crianças. As principais normas são:

  • A vacina Comirnaty Covid-19 não deverá ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias
  • Crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, devem permanecer com a dose pediátrica da vacina Comirnaty
  • O intervalo entre a primeira e segunda dose para este público deverá ser de oito semanas, considerando que estudos em adultos demonstraram que há uma melhor resposta imunológica, com maiores títulos de anticorpos neutralizantes, em intervalos superiores a três semanas
  • O imunizante a ser aplicado estará contido em um frasco na cor laranja, contendo a cada dose 10 mcg da vacina contra a Covid-19, Comirnaty (Pfizer/Wyeth)
  • A vacinação deverá ser realizada em ambiente acolhedor e seguro para essa população
  • Os profissionais de saúde, antes da aplicação da vacina, devem informar ao responsável que acompanha a criança que se trata da vacina contra a Covid-19 em frasco na cor laranja, os principais sintomas e reações esperados após a vacinação, bem como seja mostrada a seringa a ser utilizada (1mL) e o volume a ser aplicado (0,2mL)

A vacinação também deve seguir a seguinte ordem de prioridade:

  • Indígenas e quilombolas (cinco a 11 anos)
  • Crianças com deficiências permanentes
  • Crianças com comorbidades com laudo médico
  • Crianças com 11 anos

Leia também …..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *