Instituto alerta para risco de temporais no Espírito Santo esta semana - Foto: Reprodução
Cidades

Instituto alerta para risco de temporais no Espírito Santo esta semana

Colatina em Ação – 05 de dezembro de 2021

Instituto alerta para risco de temporais no Espírito Santo esta semana – Foto: Reprodução

Conforme o Instituto Clima tempo, um sistema de baixa pressão que se forma na costa do Sudeste do Brasil no início desta semana, e que pode evoluir a um ciclone subtropical, vai favorecer a formação de nuvens carregadas e espalhar chuva forte e temporais no estado capixaba. 

“Segundo as atuais simulações numéricas, esse ciclone pode ser subtropical, e se isso se confirmar, poderá se tornar uma tempestade subtropical a partir do dia 07, no mar, pois o sistema sustenta ventos entre 63 e 118km/h, que é a escala para classificar como uma tempestade”, diz o Climatempo.

No entanto, o fenômeno ainda está sendo monitorado e, caso seja confirmado, a Marinha do Brasil deve nomeá-lo. O Climatempo ainda afirma que são esperados mais de 100 milímetros de chuva até a terça-feira (7).

Volumes elevados e risco para transtornos 

A semana começa com muita chuva no estado e sobre a região da capital Vitória, com grandes volumes acumulados e alto risco para transtornos como alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas. A chuva também vem acompanhada por fortes rajadas de vento e descargas elétricas, que podem ocasionar queda de árvores. 

Na segunda-feira, dia 06, as pancadas vão se concentrar nos períodos da tarde e da noite, mas não são esperados grande volumes. Já na terça-feira, dia 07, a chuva ganha força e pode ocorrer a qualquer hora do dia, em todo o estado. 

Na quarta-feira, dia 08, são esperados fortes temporais, inclusive na Grande Vitóriajá no início do dia. A chuva vai persistir até o fim da semana, de forma expressiva. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *