Forças de segurança realizam festa do Dia das Crianças em Colatina - Foto: PCES/Divulgação
Cidades Política

Forças de segurança realizam festa do Dia das Crianças em Colatina

Portal Colatina em Ação – 25 de outubro de 2021

Forças de segurança realizam festa do Dia das Crianças em Colatina – Foto: PCES/Divulgação

Quando as viaturas da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar (PMES) e Corpo de Bombeiros (CBMES) chegaram ao bairro São Miguel, em Colatina, na tarde desse domingo (24), o objetivo era fazer algo bem diferente das incursões policiais, comuns na região. Habituados à presença da polícia para solucionar crimes, o que os moradores vivenciaram foi um dia de festa e sorrisos, planejado com muito carinho para comemorar a passagem do Dia das Crianças, no último dia 12 de outubro.

Os giroflex e sirenes, desta vez, anunciaram a chegada de pula-pula, tobogã, pipoca, cachorro-quente e presentes para as mais de 250 crianças que se divertiram durante o dia. A festa foi o resultado da união de muita gente disposta a levar momentos de alegria para crianças que convivem com violência e pobreza.

As crianças se encantaram com a Kira, cadela farejadora da Polícia Civil, e quem quis tomou um banho de chuva diferente, proporcionado pela mangueira do caminhão de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros. Para os pequenos, os bombeiros levaram uniformes e acessórios para que eles vestissem, enquanto os maiores puderam subir no caminhão e ver a brincadeira do alto.

Carrinhos de pipoca, cachorro-quente e refrigerante, pagos com recursos doados por voluntários, rechearam o dia de sabor. O pula-pula e o tobogã completaram a diversão. As doações também possibilitaram a compra de presentes, que foram suficientes para que todas as crianças da festa levassem uma lembrança para casa e ainda sobrou brinquedo.

A iniciativa de planejar a festa foi do escrivão de polícia Theo Zaché, que trabalha na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e na Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), ambas de Colatina. Lidar com crimes tão violentos no dia a dia leva o policial a ter um olhar especial para as crianças que crescem em regiões de vulnerabilidade social.

“Há mais ou menos 15 anos, promovo algum tipo de atividade no Dia das Crianças, em creches ou outras instituições, que, geralmente, já contam com outras ações de apoio. Este ano, quis fazer diferente, levando esse dia de lazer para a rua. O local escolhido foi o bairro São Miguel, e, com a ajuda de muita gente de boa vontade, foi possível proporcionar um dia muito divertido não só para as crianças, mas também para muitos adolescentes e adultos”, disse o escrivão.

Zaché explicou que planejou tudo com a ajuda de alguns amigos, que já promoviam ações pontuais de auxílio a crianças em vulnerabilidade social. Aos poucos, a rede de solidariedade foi crescendo, envolvendo as demais forças de segurança e voluntários da sociedade civil.

“Agora, vamos levar os brinquedos que ainda restaram para uma instituição de atendimento a crianças. Com o sucesso dessa festa, espero poder proporcionar momentos como este em outras comunidades. Ver a alegria das crianças é muito gratificante”, pontuou o escrivão de polícia.

Leia também ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *