Primeira mulher é imunizada em Colatina - Foto: Natália Tessarollo
Saúde

Vídeo | Primeira colatinense é imunizada contra a covid-19

Portal Colatina em Ação – 20/01/2021

Primeira mulher é imunizada em Colatina – Foto: Natália Tessarollo

Demervania de Souza, 33 anos, enfermeira e funcionária do Sílvio Avidos há 10 anos, foi a primeira mulher a receber a dose do CoronaVac em Colatina.

Na linha de frente, Demervania está trabalhando no Pronto Socorro Covid-19, ela não positivou para o novo coronavírus e vê na vacina uma esperança para vencermos a pandemia. “A vacina é uma arma a mais contra a Covid-19, mas não podemos relaxar com os protocolos de segurança, máscara e distanciamento social devem ser mantidos”, foi a fala da enfermeira pouco antes de ser imunizada.

Assista o vídeo:

Técnica de Enfermagem Demervania fala sobre a vacina

A segunda imunizada foi Maria da Penha Finotio Destefani, técnica de enfermagem da Unidade de Saúde de São Pedro (à esquerda na foto).

O prefeito Guerino Balestrassi fez um breve pronunciamento no evento, disse estar preocupado com o negacionismo de parte da população que não confia na vacina e não pretende se imunizar, mas também reforçou sobre importância de se manter os cuidados, “as pessoas não podem relaxar com os cuidado. Mesmo depois de imunizados, é muito importante manter as restrições e isolamento, não da pra relaxar nos cuidados”, concluiu.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Rogério Resende, secretário de saúde, Michel Bertolo, deputado estadual, Renzo Vasconelos e outras autoridades.

Sobre a vacina

O primeiro lote das vacinas do Butantan chegou ontem, (19/01), no município. Para Colatina, foram enviadas 1.231 doses para imunizar o primeiro grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde.

Dessas 1.231 doses, 68 vão ser destinadas a Instituições de Longa Permanência, incluindo a vacinação de idosos e dos profissionais que os atendem. Outras 1.163 doses são para vacinar os profissionais da Saúde que trabalham na frente de combate à pandemia, como UTI’s e CTI’s de hospitais públicos, filantrópicos e particulares. Esse número representa 24% dos servidores da Saúde de Colatina. Além das vacinas, o município também recebeu as unidades de seringas e agulhas para a campanha de vacinação.

A estratégia de imunização do público alvo ainda será definida em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde. E a vacinação vai ocorrer dentro dos próprios lares de idosos e hospitais, não sendo, neste primeiro momento, usadas as Unidades de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *