https://ecstatic-allen.207-244-253-104.plesk.page/2019/10/31/vale-aciona-protocolo-de-emergencia-em-barragem-de-ouro-preto/
Cidades Política

Vale aciona protocolo de emergência em barragem de Ouro Preto

De acordo com a mineradora, uma anomalia foi identificada na barragem durante inspeção de rotina. Nível de emergência 1 não requer evacuação.

Redação Colatina em Ação – 31/10/2019

A Vale afirmou nesta quinta-feira (31) que elevou o nível de segurança da barragem Forquilha IV para 1. Ela faz parte do complexo da Mina Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.

O protocolo de emergência foi elevado para o nível 1, que não requer a retirada de moradores das áreas de risco e nem o toque de sirenes. O nível 1 significa estado de prontidão, indicando situação adversa na estrutura e controlável pela empresa.

De acordo com a mineradora, uma anomalia foi identificada na barragem durante inspeção de rotina. Segundo a nota, “a expectativa é que se torne negativa a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) da estrutura”. A barragem Forquilha IV não recebe rejeitos desde fevereiro deste ano.

Barragens Forquilha — Foto: Infográfico: Juliane Monteiro e Karina Almeida/G1
Barragens Forquilha — Foto: Infográfico: Juliane Monteiro e Karina Almeida/G1

Forquilhas I, II e III

Em março deste ano, as barragens Forquilha I e III, também localizadas na Mina Fábrica, passaram para o nível três de risco de rompimento. A Forquilha II está em nível dois.

Todas as estruturas foram construídas pelo sistema a montante, o mesmo da que se rompeu em Brumadinho no dia 25 de janeiro. De acordo com a Vale, as barragens Forquilha I e III já estavam inoperantes e fazem parte do plano de descomissionamento da mineradora.

O complexo fica nos limites do município. Mas, em caso de colapso, a inundação não passaria pelo centro histórico. Itabirito, a 34 quilômetros de Ouro Preto, seria a principal atingida. Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.