Cidades Cultura Política

Chuva de granizo destrói plantações e causa prejuízo em Marechal Floriano

Redação Colatina em Ação – 27/10/2019

Produtores rurais do distrito de Victor Hugo, em Marechal Floriano. Contabilizam os prejuízos causados por uma chuva de granizo que atingiu a região na tarde de ontem (26). Plantações de inhame, de tomate e de verduras foram as mais prejudicadas.

Ervani Uliana, filho do agricultor Ivanio Elias Uliana. Contou que uma plantação de sete mil pés de tomate, que estava em estágio inicial, foi totalmente destruída pelas pedras de gelo. Segundo Ervani, apenas com o plantio de tomate, o prejuízo foi de pelo menos R$ 15 mil.

“Ainda vamos verificar a rede de gotejamento, que também foi afetada. Vamos refazer o plantio de tomate”, afirmou o jovem. Em um vídeo feito pelo pai de Ervani. É possível ver o estrago causado na plantação de inhame, que teve as folhas totalmente destruídas pelo granizo. “Com certeza irá afetar a produtividade, mas o inhame consegue se recuperar”, contou.

Outros moradores de Victor Hugo relataram que a chuva começou por volta de 13h10. E que a precipitação de granizo mais intensa durou menos de 15 minutos, mas foi o suficiente para assustar moradores. A chuva forte também veio acompanhada de vento e trovões.

O morador Francisco Antônio Pereira, o Tarcísio, do Córrego do Ouro, também em Victor Hugo. Contou que o vento levou muitas folhas de árvores para a varanda de sua casa. “Além da chuva com granizo, ventou forte. Havia muito tempo que não chovia desta forma aqui”, disse.

Outros moradores também registraram em vídeo o momento da chuva com granizo. Estradas e quintais da região ficaram cobertos por uma camada de pedras brancas de gelo.

Agricultores podem procurar o Incaper para acionar os seguro

O engenheiro agrônomo e chefe do escritório do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), de Marechal Floriano, César Abel Krohling. Orientou para que todos os produtores rurais que tiveram prejuízo com as lavouras, que procurem as instituições financeiras, nesta segunda-feira (27). Para acionar o seguro, caso eles tenham contraído algum empréstimo para fazer os plantios.

Chuva de granizo destrói plantações e causa prejuízo em Marechal Floriano2Segundo ele, normalmente os produtores fazem financiamento para plantar tomate e outras culturas agrícolas. E esses empréstimos contam com seguro, que pode ser usado em situações como essa, em que as plantações ficaram destruídas.

“É importante registrar as lavouras destruídas com fotografias, e o agricultor pode solicitar ao Incaper que envie técnicos para fazer um laudo do que ocorreu. Em seguida, o produtor rural pode encaminhar a documentação aos bancos e acionar o seguro”, informou. Entretanto, antes mesmo de aguardar a visita dos técnicos. O representante do Incaper informou que o produtor precisa ir até o banco para informar o ocorrido. Assim, ele poderá se certificar de todas as exigências para acionar este seguro. Fonte: Site Montanhas Capixabas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.