Cidades Política

Número de eleitores cadastrados por biometria chega a 69%, diz TSE

Redação Colatina em Ação – em 23/07/2019

Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou hoje (23) que o número de eleitores cadastrados no sistema biométrico de votação chegou a 69,57%. Conforme os dados, 101 milhões dos 146 milhões de eleitores brasileiros estão com as digitais inseridas no sistema eletrônico da Justiça Eleitoral.

Segundo o TSE, 11 estados concluíram o processo de cadastramento. Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins atingiram marca de 100% de eleitores identificados pela biometria.

A meta da Justiça Eleitoral é alcançar mais de 35 milhões de eleitores até o fim de 2020. Os primeiros cadastros biométricos foram feitos em 2008.

Na biometria – ou cadastro biométrico –, a Justiça Eleitoral faz a coleta e a inclusão de sua impressão digital, sua assinatura e sua foto, pra serem usados na votação e impedir que outras pessoas votem por você.

O município de Colatina possui 88.293 eleitores, desses 20.805 ou seja 23,56% dos eleitores colatinenses já fizeram a Biometria.

Como funciona a biometria/cadastro biométrico? Pra fazer o cadastro, vá a um cartório eleitoral com documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver).

Para maiores informações o telefone do Cartório Eleitoral da 6ª Zona é (27) 3722-4806 e o endereço: Av. Vitória, 44 – Maria das Graças, Colatina – ES. Fonte: AGÊNCIA BRASIL / TRE-ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.