A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Infrações Penais e Outras (DIPO) de Colatina, concluiu as investigações sobre o corte criminoso de cabos de internet que interrompeu o serviço em diversos bairros do município. O inquérito apontou que a ação era coordenada por uma organização criminosa com características de milícia privada, que buscava monopolizar o setor na região.
Veja também:
- Vídeo | PMs salvam bebê de 7 dias engasgada no 8º BPM em Colatina
- Técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos mudadas pela Associação
De acordo com a apuração policial, o esquema era liderado pelo traficante Hugo Henrique dos Santos, conhecido como “HG”. O objetivo do grupo era interromper o sinal das operadoras regulares para forçar os moradores locais a contratar serviços clandestinos de internet controlados pela própria organização. A estrutura criminosa operava com uma clara divisão de tarefas e utilizava rotineiramente a intimidação armada para manter o controle territorial.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Durante o período de interrupção dos serviços, membros do grupo chegaram a fazer ameaças diretas a um Sargento da Polícia Militar e aos seus familiares. O militar acompanhava os trabalhos de reparo da rede de telecomunicações quando ocorreram as intimidações.
Diante das provas colhidas, todos os integrantes identificados foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, dano qualificado, interrupção de serviço essencial e ameaça. Para garantir a ordem pública e cessar as atividades da organização, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva dos investigados. A instituição reiterou o compromisso de combater grupos que tentam explorar a população e impor fusões ilegais de mercado por meio do medo.





