Caixa antecipa pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 3; 171 cidades atingidas por seca e enchentes receberam benefício
Medida unificada liberou recursos na quarta-feira (18) em 171 municípios de nove estados; regras do Seguro Defeso e da regra de proteção também mudaram
A Caixa Econômica Federal pagou o Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 em um pagamento unificado realizado na quarta‑feira (18). A antecipação alcançou 171 cidades em nove estados, independentemente do dígito do NIS, como medida emergencial para localidades afetadas por seca, enchentes ou com população indígena em situação de vulnerabilidade.
Onde houve pagamento antecipado
Das 171 cidades atendidas, 126 ficam no Rio Grande do Norte, que enfrenta grave estiagem. Em Minas Gerais, receberam o pagamento antecipado os municípios de Juiz de Fora, Ubá, Patrocínio do Muriaé e Formiga. Outros estados contemplados foram Amazonas (3 municípios), Bahia (17), Paraná (1), Piauí (1), Rio de Janeiro (4), Roraima (6) e Sergipe (9).
A lista completa dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. A unificação do calendário teve como objetivo evitar que desastres ambientais e situações de vulnerabilidade deixassem famílias sem acesso imediato ao benefício.
Seguro Defeso e mudança na legislação
Desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A alteração foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que reestruturou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é um pagamento feito a pescadores artesanais que deixam de exercer a pesca durante o período de reprodução dos peixes (piracema) e, antes da mudança, havia interações com o calendário do Bolsa Família.
Regra de proteção: quem pode receber metade do benefício
Cerca de 2,35 milhões de famílias estavam na chamada regra de proteção em março. Esse mecanismo permite que famílias cujos membros consigam emprego e aumentem renda recebam 50% do benefício por um período determinado, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.
Neste mês, o benefício médio pago a famílias na regra de proteção está em R$ 368,97. Em 2025, o tempo máximo de permanência na regra foi reduzido de dois para um ano, mas a mudança se aplica apenas às famílias que ingressarem na fase de transição a partir de junho de 2025. Quem entrou na regra de proteção até maio de 2025 continuará recebendo metade do benefício por dois anos.
Como consultar
Beneficiários em municípios afetados ou com dúvidas sobre o calendário devem consultar a lista divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e acompanhar os canais oficiais da Caixa para confirmar datas e valores. A medida busca garantir acesso rápido ao benefício em situações de emergência e proteger famílias em contexto de vulnerabilidade.





