Nova Categoria Inovadora na Premiação
A cerimônia do Oscar em 2026 trará uma novidade marcante: a introdução da categoria de Melhor Direção de Elenco. Esta iniciativa inédita da Academia visa homenagear o trabalho crucial e muitas vezes discreto dos profissionais responsáveis por encontrar e escalar os atores que dão vida aos personagens nos filmes. A decisão de criar este prêmio foi fruto de anos de advocacy pela profissão, buscando o reconhecimento de sua influência direta no sucesso de uma produção cinematográfica.
Brasil na Disputa com ‘O Agente Secreto’
Nesta edição inaugural, o Brasil marca presença na disputa com o filme ‘O Agente Secreto’. O longa concorre na categoria de Direção de Elenco, competindo com produções de Hollywood consagradas. A indicação celebra o trabalho de Gabriel Domingues, diretor de elenco do filme, que apostou em um elenco diversificado e com experiências de vida ricas para compor os personagens.
O Segredo da Escolha Perfeita
David Rubin, ex-presidente da Academia e reconhecido diretor de elenco de grandes produções de Hollywood, explica a essência do trabalho. “É algo que acontece muito cedo no processo de produção. E acontece de forma muito privada, em uma sala com um diretor de elenco e um cineasta. Então, os atores entram e passamos um tempo com eles. Depois, discutimos como aquela escolha pode afetar a história que estamos contando”, detalha Rubin. O objetivo é que o público não perceba o trabalho de escalação, mas sinta que os atores “nasceram para estar ali”, como afirma Gabriel Domingues. Ele destaca que muitos dos talentos de ‘O Agente Secreto’ eram pessoas com pouca ou nenhuma experiência em grandes projetos, mas com uma autenticidade e vivacidade que enriqueceram o filme.
Concorrentes de Peso e Expectativas Brasileiras
Na categoria de Melhor Direção de Elenco, Gabriel Domingues enfrentará nomes de peso da indústria americana, como Nina Gold (‘Hamnet – A Vida Antes de Hamlet’), Cassandra Kulukundis (‘Uma Batalha Após a Outra’), Francine Maisler (‘Pecadores’) e Jennifer Venditti (‘Marty Supreme’). Apesar da forte concorrência, Domingues demonstra confiança no trabalho realizado: “Acho que o trabalho foi feito, sabe? Com toda a seriedade, com todo comprometimento possível. Agora, se ele vai ser reconhecido ou não, só vamos saber no dia 15”. A atriz Tânia Maria, que estreou no cinema aos 72 anos em ‘O Agente Secreto’, expressa a emoção da conquista, vendo a indicação como um reconhecimento para todo o elenco e para a diversidade de talentos que o filme representa.
Transmissão da Cerimônia
A 98ª edição do Oscar, que pela primeira vez premiará a Direção de Elenco, será transmitida pela Rede Globo no domingo, 15 de março, logo após o programa Fantástico.





