A 4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal atingiu seu auge no último sábado (22) com o anúncio dos vencedores de sua edição mais acirrada. A Grande Festa de Premiação, realizada na Casa do Turista (Salão Nobre do Saldanha da Gama), celebrou a maturidade técnica do setor, reunindo entusiastas e profissionais da bebida artesanal.
Leia também: Apoio a pacientes e serviços que oferecem radioterapia é anunciado pelo Governo
Cervejaria Três Santas Conquista o Bicampeonato e Best Of Show
A Cervejaria Três Santas, de Santa Teresa (ES) , foi a grande vencedora da noite, levando o título de “Cervejaria do Ano”. A cervejaria também se destacou na categoria “Best Of Show” (melhor cerveja do evento), garantindo o primeiro e o segundo lugar:
-
1° lugar – TERRA DA CACHAÇA / 1138 – Brazilian Wood Aged Beer
-
2° lugar – UMA CANÇÃO PRAIEIRA. GRISETTE / 310 – American-Belgo-Style Ale
O terceiro lugar no “Best Of Show” ficou com a cerveja MARINA / 405 – Contemporary-Style Gose, da Cervejaria Aurora, de Venda Nova do Imigrante (ES).
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Destaques em Outras Categorias
O julgamento técnico, que seguiu rigorosamente os critérios do Guia de Estilo da Brewers Association (BA) – 2025 , premiou diversas cervejarias em mais de 30 categorias. Entre os destaques, a Cervejaria Três Torres, a Cervejaria Marlin Azul, a Cervejaria Ronchi Beer e a Mula Rouge também conquistaram múltiplos pódios.
Confira alguns campeões (1º lugar) por categoria:
-
Coffee Beer Capixaba – Júri Técnico: BARBA RUIVA RED ARÁBICA da CERVEJARIA BARBA RUIVA
-
American Style Lager: KING PILSEN da Kingbier, Vila Velha
-
Brazilian Wood Aged Beer: TERRA DA CACHAÇA da Cervejaria Três Santas
-
Juicy India Pale Ale: TRARKO NEW ENGLAND IPA da CERVEJARIA TRARKO
-
Imperial Porter and Stout: RUSSIAN IMPERIAL STOUT FRATELLI da CERVEJARIA FRATELLI REGGIANI
Fortalecimento do Setor Capixaba
A competição, realizada pela AICERVA (Associação das Indústrias de Cerveja Artesanal do Espírito Santo) , registrou um crescimento de 10% no número de rótulos participantes em relação ao ano anterior, totalizando 320 amostras avaliadas.
O presidente da AICERVA, Paulo de Victa, ressaltou a importância do evento para o reconhecimento do estado: “O nível apresentado nesta edição comprova que o Espírito Santo entrou de vez no mapa da cerveja artesanal nacional. É uma conquista coletiva, construída com dedicação, profissionalismo e paixão pelo que fazemos”.
Com mais de 40 cervejarias registradas, o Espírito Santo se consolida como um polo cervejeiro, movimentando o turismo, fortalecendo a gastronomia e expandindo uma economia criativa.





