Colatina recebe neste sábado (04) um dos maiores eventos de capoeira do Espírito Santo: o 18º Batismo, Entrega de Cordas e Formatura de Mestre e Contramestre da Nação Malungos. A celebração reúne tradição, respeito e resistência cultural, marcando um momento histórico para a comunidade capoeirista.
Leia também: Colatina é contemplada com R$ 42 milhões e representação no Conselho do Rio Doce
O ponto alto do encontro será a formatura de Mestre Pão Cru e do Contramestre Cromado, que acontece no Teatro do Colégio Marista, a partir das 18h. O evento contará ainda com as presenças confirmadas de grandes nomes da capoeira, como Mestre Hulk (RJ), Mestre Sobrado (ES) e Mestre Boca Rica (BA).
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
A programação tem início às 9h30, com uma roda de abertura na Praça Municipal de Colatina. Durante a tarde, das 14h45 às 17h, acontece o Batizado e Troca de Cordas dos alunos dos núcleos da cidade, na quadra do Colégio Marista.

Trajetória dos formandos
Mestre Pão Cru (Ilson Alves Cardoso) nasceu em 15 de junho de 1980, em Itaguaçu (ES). É um dos integrantes do grupo desde o início das atividades da Nação Malungos em Colatina, em 1994, treinando com Mestre Claudio antes mesmo da sede se estabelecer no Clube América, no bairro Maria Ismênia. Atuou no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), que tinha base no bairro, e por meio dele participou de intercâmbios na Espanha em 2002, 2003 e 2006.
Ao longo da carreira, ministrou aulas em Pancas e Governador Lindemberg, além de trabalhos sociais em Colatina por meio da Caritas Diocesana, da entidade São Pio X e em escolas pela Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, desenvolve oficinas de capoeira nos CRAS Colúmbia, São Miguel, São Vicente e Central, pela Secretaria de Assistência Social de Colatina, além de ministrar aulas nas escolas São Marcos e Adwalter Ribeiro Soares (Polivalente de Vila Lenira).
Contramestre Cromado (Euder Soares Costa) iniciou sua trajetória na capoeira em 2002, na sede da Nação Malungos, no antigo Clube América, em Colatina. Desde então, soma mais de 20 anos de dedicação ininterrupta à arte. Em 2012 mudou-se para Vila Velha, atuando ao lado do Instrutor Fantasma em Itapoã e, no ano seguinte, passou a desenvolver atividades no bairro Boa Vista I, onde reside. Há cerca de 10 anos, lidera trabalhos de valorização da cultura afro-brasileira em sua comunidade, com destaque para o projeto Vadeia Malungos, iniciado em 2018 sob supervisão do Contramestre Marcelo.
Além disso, é oficineiro no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo CAJUN – Caminhando Juntos) e professor de capoeira no MUCANE – Museu Capixaba do Negro, em Vitória, há sete anos. Atualmente supervisiona ainda uma extensão do projeto Vadeia Malungos no bairro Soteco, em Vila Velha.

O evento contará ainda com as presenças confirmadas de grandes nomes da capoeira, como Mestre Hulk (RJ), Mestre Sobrado (ES) e Mestre Boca Rica (BA).
Segundo os organizadores, a iniciativa reforça a importância da capoeira como manifestação cultural, esportiva e educativa, fortalecendo laços comunitários e mantendo viva uma herança de resistência e ancestralidade.
📍 Serviço
18º Batismo, Entrega de Cordas e Formatura de Mestre e Contramestre
-
Data: 04 de outubro de 2025
-
Local: Colatina – ES
-
Roda de abertura: Praça Municipal
-
Batizado e Troca de Cordas: Colégio Marista (Quadra)
-
Formatura: Teatro do Colégio Marista – Av. Champagnat, 225, bairro Marista





