Um vaqueiro foi preso na noite de sábado (27), em Ponto Belo, suspeito de matar dona Vilma Costa Binda, de 80 anos, na zona rural de Montanha, Norte do Espírito Santo. A prisão foi resultado de uma investigação da Delegacia de Polícia (DP) de Montanha, conduzida pelo delegado Waldir Marins.
Leia também: Corpo de idosa de 80 anos é achado com indícios de tortura em Montanha
Segundo o delegado, o crime teria sido cometido para garantir a subtração e venda de gados que pertenciam à vítima. “Embora ele tenha negado inicialmente, após a prisão o autor confessou o crime, dando detalhes da execução”, afirmou Marins. O nome do suspeito não foi divulgado, mas imagens registradas pela Polícia Civil mostram o homem já detido.
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
De acordo com a Polícia Civil, o caso começou a ser investigado na última quinta-feira (25), quando o filho da vítima, de 47 anos, registrou o desaparecimento da mãe na 15ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Colatina. Ele relatou que a idosa havia saído da fazenda da família, em direção ao Centro de Montanha, no dia anterior, mas não retornou. Aos familiares, o vaqueiro informou que dona Vilma havia deixado a propriedade, mas não voltou.
Leia também: Justiça Federal suspende 22 linhas da Águia Branca; confira a lista completa de rotas
Ainda na quinta-feira, policiais iniciaram buscas, que continuaram até a noite. Na manhã seguinte, sexta-feira (26), o corpo da idosa foi encontrado em um matagal, próximo a um mata-burro da fazenda. O veículo dela não foi localizado naquele momento. Peritos da Polícia Científica estiveram no local e encaminharam o corpo para a Seção Regional de Medicina Legal (SML) de Linhares.
Leia também: 3ª Ponte de Colatina: Governo define áreas que serão desapropriadas para a obra
Durante o avanço das investigações, o delegado representou pela prisão temporária do vaqueiro, que foi autorizada pela Justiça. No cumprimento do mandado, o suspeito confessou o crime, levou os policiais até o carro da vítima e indicou onde havia escondido a arma utilizada, um pedaço de madeira (vídeo abaixo).
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
O homem foi levado para a DP de Montanha, interrogado e transferido para a Delegacia Regional de Nova Venécia, de onde foi encaminhado ao presídio. Ele responderá pelo crime de latrocínio.
Fontes policiais relataram que o corpo de dona Vilma foi encontrado dentro de um mata-burro na propriedade e apresentava sinais de violência compatíveis com tortura. Os investigadores acreditam que o crime tenha ocorrido na quarta-feira (24), no mesmo dia em que a idosa foi vista pela última vez.





