A partir do dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificarem descontos indevidos em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial em 4.730 agências dos Correios espalhadas por todo o país. A medida tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços de verificação, contestação e solicitação de ressarcimento em casos de cobranças irregulares.
O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) reforça que está à disposição para orientar consumidores que enfrentem problemas relacionados a descontos não autorizados. No entanto, destaca que os pedidos de ressarcimento devem ser feitos diretamente ao INSS, pelos canais oficiais.
Desde esta segunda-feira (26), o INSS já começou a devolver valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas referentes à folha de pagamento do mês de abril. O pedido de devolução pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135. Não há necessidade de apresentar documentos ou informar dados bancários — basta declarar se autorizou ou não o desconto.
Após a solicitação, o INSS acionará a entidade responsável, que deverá comprovar a autorização do desconto. Caso contrário, a entidade terá que devolver o valor ao Instituto, que repassará a quantia ao beneficiário, utilizando o mesmo canal de pagamento habitual.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, alertou a população para o risco de golpes. “É fundamental que os consumidores desconfiem de mensagens ou ligações que prometem antecipação de valores e solicitam dados pessoais ou pagamentos. Todo o atendimento será realizado presencialmente, com segurança e transparência, nas agências dos Correios”, destacou.
Além das agências dos Correios, os consumidores podem utilizar os canais oficiais do INSS para consultar descontos, bloquear cobranças não autorizadas e solicitar ressarcimento: o aplicativo ou site Meu INSS e a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O Procon-ES também orienta sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas: evitar o compartilhamento de dados pessoais ou bancários por telefone, e-mail ou mensagens; desconfiar de promessas de liberação antecipada de valores; e utilizar apenas os canais oficiais para tratar de questões relacionadas aos benefícios.
Em caso de dúvidas ou suspeitas de fraudes, o consumidor pode buscar orientação no Procon-ES.
📞 Canais de Atendimento ao Consumidor
INSS:
Meu INSS: aplicativo ou site meu.inss.gov.br
Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h
Agências dos Correios: atendimento presencial a partir de 30/05/2025
Procon-ES:
Telefone: 151
WhatsApp: (27) 3134-8499
Atendimento presencial:
Vitória: Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro — mediante agendamento no agenda.es.gov.br
Faça Fácil Cariacica: Rodovia Leste-Oeste, 154, bairro Santo André — agendamento pelo facafacil.es.gov.br
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