A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), flagrou, na última quinta-feira (15), um furto de energia elétrica em uma distribuidora de bebidas no município de Fundão. A ação contou com o apoio de peritos do Departamento de Energia Forense do Instituto de Criminalística (IC), da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), e de técnicos da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia.
Veja também: PC e EDP flagram furto de energia elétrica em propriedades rurais, no Norte do ES
As equipes foram ao local para apurar denúncias de possíveis ligações clandestinas. No estabelecimento, os policiais foram recebidos por um homem de 20 anos, sócio da empresa, que se apresentou como primo do atual proprietário.
Veja também: Operação flagra furto de energia elétrica em propriedade rural no Noroeste do ES
Durante a perícia técnica, foram identificadas ligações diretas na rede elétrica, que impediam a medição do consumo e, por consequência, a cobrança correta do serviço. Também foram constatadas avarias na caixa do medidor e a instalação de um jumper entre as fases de entrada e saída, desviando o fluxo de energia. Outro ponto verificado foi que o medidor utilizado não possuía registro no sistema da EDP, o que dificultava a identificação da fraude por parte de técnicos e leituristas.
Veja também: Operação da PC e EDP flagra furto de energia em propriedade no norte do ES
O sócio acompanhou toda a fiscalização e foi conduzido à Delegacia Regional de Aracruz, onde prestou depoimento. Ele foi liberado em seguida, já que, segundo a Polícia Civil, não havia elementos suficientes para a prisão em flagrante naquele momento.
As investigações continuam para apurar as responsabilidades pelo crime de furto de energia, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!