A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), deflagrou uma operação nesta terça-feira (13) que resultou na identificação de um furto de energia elétrica em um estabelecimento comercial no município de Linhares. A ação contou com o apoio do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e de técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica.
Denúncia levou policiais a loja de roupas femininas
As equipes se deslocaram até o local após o recebimento de uma denúncia. No endereço indicado, uma loja de roupas femininas, os policiais foram recebidos pela mãe da proprietária. Durante a inspeção técnica, a perícia constatou irregularidades no sistema elétrico que impediam o registro correto do consumo, mascarando o real uso de energia e impossibilitando o faturamento adequado.
Veja também: PC e EDP flagram furto de energia elétrica em propriedades rurais, no Norte do ES
A fraude, segundo os peritos, estava ocultada de forma que dificultava sua identificação. Técnicos da EDP realizaram a substituição do medidor e regularizaram a instalação. Um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) foi lavrado pela empresa, detalhando as infrações encontradas.
Proprietária foi conduzida à delegacia e liberada após fiança
A proprietária do estabelecimento, uma mulher de 49 anos, foi conduzida à Delegacia Regional de Linhares. Ela foi autuada por furto de energia elétrica e liberada após pagamento de fiança no valor de R$ 10 mil.
Veja também: PC e EDP flagram furto de energia na zona rural de Boa Esperança
Além de responder criminalmente, a responsável deverá ressarcir a EDP pelos valores não faturados durante o período da fraude, conforme determina a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e arcar com os custos administrativos relacionados à irregularidade.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!