A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em parceria com peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica (PCIES) e técnicos da EDP, distribuidora de energia do Estado, realizou uma operação para combater o furto de energia elétrica em áreas rurais de Boa Esperança e Nova Venécia. As ações aconteceram nesta segunda-feira (05) e terça-feira (06).
Na tarde de segunda-feira (05), a fiscalização ocorreu no Córrego do Ingá, zona rural de Boa Esperança. No local, foi identificada uma ligação clandestina que abastecia uma residência e um secador de café e pimenta. Durante a inspeção, foram constatadas diversas irregularidades, incluindo o disjuntor do medidor desligado.

O responsável pelo imóvel, um homem de 47 anos, foi conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia, onde foi autuado em flagrante por furto qualificado. Após pagamento de fiança, ele foi liberado para responder ao processo em liberdade.
Leia também: PC e EDP flagram furto de energia elétrica em propriedades rurais, no Norte do ES
Já na manhã de terça-feira (06), a equipe se dirigiu ao Córrego Parajú, na zona rural de Nova Venécia, onde investigava outro possível caso de furto de energia. No local, foi constatada a ausência de medidor e a existência de uma ligação elétrica direta, sem registro nos sistemas da EDP, o que impossibilitava a cobrança pelo consumo.
O responsável, de 27 anos, foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional após ser autuado por furto qualificado.
As ações fazem parte de uma força-tarefa contínua para identificar e coibir ligações irregulares que comprometem a segurança da população e causam prejuízos à concessionária e ao sistema elétrico estadual.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!