A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Transporte de Cargas (DECCTC), efetuou a prisão de um homem de 36 anos em Cariacica pelo crime de roubo qualificado de uma carga de eletrodomésticos e eletrônicos avaliada em aproximadamente R$ 140 mil. O crime ocorreu no
Este é o segundo suspeito preso pela PCES, sendo que o primeiro foi detido em fevereiro. Ambos são apontados como os principais autores do roubo. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa em Vitória, onde o superintendente de Polícia Especializada (SPE) destacou a redução significativa no índice de roubo de cargas no Espírito Santo, com uma queda superior a 50% em 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Passagem por tráfico de drogas e roubo
A investigação da DECCTC revelou o alto nível de planejamento da quadrilha, que simulou a contratação de um frete para atrair um caminhoneiro autônomo, rendê-lo e utilizá-lo para abordar o caminhão alvo na BR-101, próximo ao posto TIMs. Durante a ação violenta, o motorista e dois ajudantes foram feitos reféns, assim como um transeunte que passava pelo local. As vítimas foram trancadas no baú do caminhão enquanto a carga era transferida.
O delegado Gabriel Monteiro, chefe do Deic, ressaltou que a vítima sequestrada ficou em cativeiro por cerca de duas horas e meia, sendo libertada posteriormente. Dois dos quatro integrantes da organização criminosa foram identificados e presos. Ambos possuem passagens por tráfico de drogas e roubo e são considerados os mentores do grupo. A PCES continua as investigações para identificar e capturar os outros dois envolvidos.
O combate à receptação também foi enfatizado como crucial para desarticular essa cadeia criminosa. Existe uma lei estadual que prevê a cassação do CNPJ de empresários que adquirem mercadoria roubada, além de responderem por receptação qualificada.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!