O Festival Paralímpico, evento de grande relevância no calendário esportivo e educacional, ocorreu na ARENA UNESC em duas datas neste ano: 21 de setembro e 7 de dezembro. A iniciativa tem como objetivo proporcionar a inclusão, a vivência e a experiência nos esportes paralímpicos, aproximando crianças com deficiência deste universo e promovendo um espaço de interação para atletas de diversas modalidades.
A edição de 2024 contou com a participação de 767 estudantes de 19 escolas municipais e o apoio de 230 voluntários. O evento foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a Secretaria Municipal de Educação de Colatina e a Associação Colatinense de e para a Pessoa com Deficiência Visual (ACDV). Além disso, contou com a presença de quatro APAEs — Colatina, São Roque, Marilândia e Baixo Guandu —, escolinhas de futebol e outras entidades filantrópicas.
Como novidade, o festival integrou ações de educação ambiental voltadas para a coleta seletiva, em parceria com a Associação de Catadores Colatinense de Materiais Recicláveis (ASCCOR). A entidade promoveu atividades educativas e de coleta de materiais recicláveis, ampliando o impacto social do evento.
Maria do Socorro Reinoso, coordenadora da ACDV Colatina, destacou a importância do festival: “Além de promover a inclusão, o objetivo do festival é ensinar e aprender a competir, divulgar o projeto dos Centros de Referência Paralímpicos e, ao mesmo tempo, analisar o comportamento dos alunos e captar atletas paralímpicos.”
O Festival Paralímpico reafirma seu compromisso com a inclusão e a formação de novos talentos, destacando-se como uma iniciativa que une esporte, educação e sustentabilidade.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!