Um filhote de bugio-ruivo (Callicebus brunneus) foi resgatado no último final de semana pela equipe da 1ª companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em Joatuba, município de Laranja da Terra. O animal, que é natural da Mata Atlântica, foi encontrado em uma propriedade particular após ser avistado por uma moradora que acionou a equipe.
De acordo com os militares, o filhote estava ao lado da mãe morta. Após o resgate, o macaco foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde permanecerá em observação até que possa ser reintroduzido ao seu habitat natural.
Alerta sobre Ameaças à Espécie
O BPMA aproveita a oportunidade para alertar sobre a situação crítica de algumas espécies de bugios-ruivos, que se encontram ameaçadas de extinção devido à perda de habitat e à caça indiscriminada. Em 2016 e 2017, o Brasil sofreu um surto de febre amarela, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Na época, alguns animais silvestres, incluindo bugios-ruivos, foram injustamente vítimas de perseguições e mortes por pessoas que acreditavam que eles transmitiam a doença. É importante lembrar que essa informação é falsa e que os bugios-ruivos, assim como os humanos, são vítimas do vírus.
O que Fazer se Encontrar um Bugio-Ruivo
Caso encontre um bugio-ruivo fora de seu habitat natural ou em condições que necessitem de atendimento médico, não hesite em ligar para o número 190. A equipe do BPMA estará à disposição para realizar o resgate e encaminhar o animal para o devido tratamento.
Lembre-se:
- A preservação da fauna silvestre é fundamental para o equilíbrio ambiental.
- Denuncie qualquer tipo de crime ambiental.
- Seja um cidadão consciente e contribua para a proteção da Mata Atlântica.
Ver essa foto no Instagram
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!