Colatina será enredo da MUG no carnaval de Vitória em 2023 - Foto: Reprodução
Cidades Cultura

Colatina será enredo da MUG no carnaval de Vitória em 2023

Colatina em Ação – 12 de junho de 2022

Colatina será enredo da MUG no carnaval de Vitória em 2023 – Foto: Reprodução

Atual vice-campeã do carnaval capixaba, a Mocidade Unida da Glória tem um enredo para chamar de seu em 2023, “A Caminho Das Terras do Sol Poente…” vai homenagear a cidade de Colatina.

A informação foi divulgada por “HZ”, de A Gazeta, e repassada pelo diretor de comunicação da escola, Patrick Rocha. “Vamos fazer uma ‘viagem de trem’ por Colatina, completando o tour que a MUG vem fazendo pelo ‘capixabismo’”, aponta.

O enredo deve trazer parte da história de Colatina, carinhosamente conhecida como Princesinha do Norte. Entre os destaques que serão levados para o Sambão do Povo, o importante polo industrial e comercial da cidade, sua ligação com o Rio Doce, e seus movimentos culturais, especialmente a tradicional Festa do Cafona, que completará três décadas em 2023.

Além disso, será ressaltado um dos “feitos” do município: ter um dos pôr do sol mais bonito do mundo, de acordo com levantamento feito pela revista norte-americana “Time”, na década de 1960.

“Apresentaremos algumas curiosidades, como o fato de Colatina ter sido capital do Estado por três dias, em 1916, durante a Revolta de Xandoca”, destaca Patrick, referindo-se ao conflito entre coronéis pelo controle do governo do Espírito Santo, ocorrido entre 26 a 29 de junho de 1916. Na ocasião, o professor Alexandre Calmon (conhecido como “Xandoca”) estabeleceu um governo paralelo para o ES, tendo como sede Colatina.

Leia também …..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *