Colatina em Ação – 05 de abril de 2022
Colatina está participando esta semana, na Inglaterra, de audiências importantes que podem decidir sobre indenizações para as cidades atingidas pelo rompimento da barragem em Mariana (MG), ocorrido em 2015.
Representa Colatina, o Procurador Geral da Prefeitura, o advogado Eliseu Victor, ele irá relatar no Tribunal Britânico, as consequências causadas pela tragédia ambiental no município. Também participam da comitiva brasileira em Londres, representantes de outros municípios capixabas, mineiros e das comunidades indígenas atingidas.
>>> Caso de Mariana: audiência sobre jurisdição na Inglaterra começa em 4 de abril <<<
A mineradora BHP Billiton, que tem sede em Londres, é, ao lado da Vale, acionista da Samarco, motivo pelo qual essas audiências estão acontecendo no Reino Unido esta semana.
De acordo com o Prefeito Guerino Balestrassi, que é também vice-presidente do Fórum Permanente de Prefeitos da Bacia do Rio Doce, tem dedicado todo empenho na luta para garantir a agilidade e desburocratização dos recursos para que o município de Colatina, possa investir nos programas e projetos sociais, econômicos, de meio ambiente e para que as famílias colatinenses recebam a devida reparação e compensação.
O prefeito afirmou ainda que, “além disso, estamos criando programas para recuperar o Rio Doce e suas nascentes, garantindo um futuro sustentável e humano para nossa cidade e região”.