Inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF podem ser feitos direto no cartório - Foto: Reprodução
Cidades

Inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF podem ser feitos direto no cartório

Serviço permite ao cidadão sair do cartório já com o documento regularizado para sua utilização 

Inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF podem ser feitos direto no cartório – Foto: Reprodução

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento fundamental para a prática de inúmeros atos da vida civil. Agora, os cartórios de Registro Civil do Espírito Santo são habilitados para realizar atos de inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via do CPF. 

A diretora de Registro Civil das Pessoas Naturais do Sinoreg-ES, Fabiana Aurich explica que é possível realizar os serviços graças a um convênio firmado entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), com base na Lei Federal nº 13.484/17. “Esse convênio transformou os cartórios de Registro Civil, presentes em todos os municípios e distritos do país, em Ofícios da Cidadania, e permitiu realizar parcerias com órgãos públicos para a solicitação e entrega de documentos de identificação”, comenta. 

O serviço permite ao cidadão sair do cartório já com o documento regularizado para sua utilização e, nos casos em que o sistema interligado com a Receita Federal apontar a necessidade de auditoria, o acompanhamento da situação poderá ser feito de forma online pelo site www.registrocivil.org.br mediante entrega de login/senha ao cidadão. 

Para recém-nascido, ao realizar o registro de nascimento a criança já terá automaticamente a inscrição do número do CPF em sua certidão de nascimento. 

Serviços que envolvem o CPF que podem ser feitos em cartório 

– Inscrição da pessoa física; 

– Alteração de dados cadastrais; 

– Correção de dados cadastrais; 

– Emissão de 2ª via do Comprovante de Inscrição no CPF; 

– Emissão do Comprovante de Situação Cadastral no CPF. 

Leia também ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *