Colatina em Ação – 17 de dezembro de 2021
Uma criança de 11 anos, Arthur Bettero Afonso, sentiu uma dor insuportável no último domingo (12), enquanto jogava bola com os amigos em um campo no bairro Noemia Vitali em Colatina, Noroeste do ES. Arthur foi picado por um escorpião e precisou ser levado pelos pais para um hospital, onde ficou internado por três dias na UTI infantil.
O menino disse que, no hospital, os sintomas pioraram. “Comecei a sentir fraqueza e vomitar, a dor só aumentava e o coração ficou acelerado. Aí eles perceberam que havia sido uma picada de escorpião e começaram a me tratar. Foi um susto bem grande”, disse.
O susto foi intenso também para os pais do garoto. ” Foi um susto bem grande. O que aconteceu com a gente, nós esperamos que não aconteça com mais ninguém”, revelou Wesley Saggani Afonso, pai de Arthur.
O menino recebeu alta na última terça-feira (14) e, apesar das marcas que ainda ficaram no pé de Arthur, ele não corre mais riscos. Segundo o pai do garoto, agora os moradores do bairro estão em alerta para impedir que outras crianças sejam picadas pelo bicho.
Aumento do número de escorpiões
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de janeiro a agosto deste ano, foram registrados mais de 3.100 casos de acidentes com escorpiões no Estado. O número é 20% maior que o de ocorrências do tipo no mesmo período do ano passado.
O que fazer em caso de acidente
Para o Ministério da Saúde a recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.
Com informações de A Gazeta
Leia também …..
- Vídeo | Carro pega fogo em avenida de Nova Venécia
- Abertas 535 vagas para cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio; confira vagas para Colatina
- Plataforma Vacina e Confia: passaporte vacinal agora está disponível no celular
- Agências do INSS não atenderão ao público nesta sexta-feira(17)
- Cultura realiza lançamento do livro Escritos de Colatina nesta sexta-feira (17)