Colatina em Ação – 14 de dezembro de 2021
Uma anomalia. Um fato raro aconteceu na madrugada desta terça-feira, 14, na comunidade de Santa Rita do Pip-Nuk, no interior de Nova Venécia, Noroeste do ES, onde uma bezerra nasceu com duas cabeças.
De acordo com Delci Rolim Busatto, filho do proprietário do animal, o nascimento aconteceu de madrugada. “Nós já sabíamos que a vaca estava prenhe e estávamos acompanhando e cuidando, ontem (segunda-feira) à tarde ela começou a se afastar do rebanho. Hoje ela não apareceu de manhã, então eu fui procurar. Fiquei assustado”, disse ele.
A bezerra ainda está viva, se alimentando por meio de mamadeiras, mas, as possibilidades de chegar à vida adulta são mínimas, devido à anomalia, que pode estar acompanhada de outras deformidades.
O caso é raro. O animal possui um corpo, mas com duas cabeças. Segundo Delci, todos se assustaram com o fato: “Até meu avô, que tem 83 anos, ficou surpreendido, ele disse que nunca viu nada igual”.
Ainda segundo ele, a bezerra tem ficado deitada o tempo todo, pois tem dificuldade de sustentar o peso, no entanto, parece saudável.
Dicefalia
De acordo com a Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP: A dicefalia é uma anomalia rara de malformação e tem origem congênita. Caracteriza-se pela duplicação e separação total das estruturas faciais, craniais e do encéfalo, formando duas cabeças em um único indivíduo. Essa anomalia ocorre em diferentes espécies de animais, sendo mais frequentemente afetados os bovinos, caprinos, felinos e o homem. (AU)
Fonte: Correio 9
Leia também …..
- Empresas ofertam 29 vagas de emprego no Sine de Colatina nesta terça (14)
- Motorista com sinais de embriaguez causa acidente em Colatina
- Campanha orienta população sobre riscos causados pelas chuvas
- Jovem de 21 anos é morto a tiros por ciúmes em Colatina. Suspeito é ex da atual companheira do jovem
- Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2022