*Artigo: Virgínia Altoé Sessa – Médica Oncologista
Portal Colatina em Ação – 13 de maio de 2021
O câncer bucal, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, está entre os 10 de maior incidência no Brasil. A campanha Maio Vermelho vem para alertar a população sobre essa doença que tem o tabagismo, o etilismo e a exposição solar como fatores de risco para o seu desenvolvimento.
De acordo com a médica oncologista Virgínia Altoé Sessa, outros fatores também estão relacionados com esse tipo de câncer e merecem atenção, como maus hábitos de higiene oral e o vírus HPV.
Vacinação contra HPV
Priorizar limpeza bucal, como escovação adequada e uso do fio dental, está entre as práticas de prevenção.
“É preciso ir ao dentista periodicamente, além de ficar atento a lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam, sangram com facilidade e crescem”, explica a oncologista.
A especialista também alerta que, nos últimos anos, foi detectada a relação entre o vírus HPV e os tumores orofaríngeos (base da língua e garganta). Por isso, recomenda-se o uso de preservativo nas relações sexuais e a vacinação de meninos, de 11 a 14 anos, e meninas, de 9 a 14 anos, contra o HPV. Mulheres imunossuprimidas, com até 45 anos, também podem ser vacinadas gratuitamente contra a doença.
Regiões sudeste e sul
“A maioria dos casos, infelizmente, é diagnosticada em estágios avançados. A doença é mais frequente em homens, a partir dos 40 anos, e apresenta melhor prognóstico quando descoberta e tratada em estágios iniciais”, informou a oncologista Virgínia Altoé Sessa.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode chegar a 25% de redução na incidência desse tipo de câncer até o ano de 2025.
Foram estimados 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença.
Como prevenir o câncer de boca?
É uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce. Ter hábitos saudáveis é imprescindível.
Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, alimentação equilibrada e saudável, boa higiene oral e visitas regulares ao dentista diminuem as chances de desenvolver tumores na boca. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.
Saiba mais:
Sintomas
Os principais sinais que devem ser observados são:
– Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam;
– Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
– Nódulos (caroços) no pescoço;
– Rouquidão persistente;
Em qualquer um desses casos, é importante procurar um médico ou dentista para avaliação profissional.
* Virgínia Altoé Sess é Médica Oncologista