Maria Tononi Magevski de 101, e a equipe de saúde - Foto: Arquivo de família
Cidades

Idosa de 101 anos é vacinada contra a Covid-19, no interior de Colatina

Portal Colatina em Ação – 16/02/2021

Maria Tononi Magevski de 101, e a equipe de saúde – Foto: Arquivo de família

No último dia 9 de fevereiro, mesmo com chuva, uma equipe de saúde do Distrito de Boapaba, em Colatina, esteve na localidade de São Pedrinho, para aplicar a vacina contra a Covid-19, em uma moradora daquela localidade. 

A moradora em especial é Maria Tononi Magevski, ela nasceu no dia 1º de junho de 1919. Seus pais Estevão Tonini e Hida Gude Tonini, eram imigrantes vindos da Itália.  Dona Maria, a 3ª filha do casal, tem mais onze irmãos: Francisco, Daniel, Crispim, José, Geraldo, João e Pedro, Pascoina, Arvina, Paulina e Teresa.

Casou-se com José Magevski, já falecido, e tiveram 9 filhos, que deram à dona Maria, 39 netos, 70 bisnetos e 22 tataranetos.

Trabalhadora rural e dona de casa, Dona Maria segundo a nora Penha Magevski, ainda se dedicava a arte de tranças em linhas de tecidos desfiados para fazer lindos panos de pratos e toalhas.

A comunidade de São Pedrinho realizou no dia 1º/06/2019, uma Celebração de aniversário de 100 anos de Maria Tononi Mageveski (Foto).

Dona Maria e os filhos na comemoração de seu aniversário de 100 anos –
Foto: Arquivo de família

Ainda conforme a nora, a vida de Dona Maria, sempre foi com muita dificuldade, não teve assim a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Ela e o esposo só sabiam trabalhar para o sustento da família, não tinham lazer, e nem passeavam, sempre foi muito caseira. 

Dona Maria, da altura dos seus quase 102, que irá fazer no mês de junho, e que já está há alguns anos sem andar, nos deixa seu legado de vida, de simplicidade e de dedicação a família. Ela passa seu dias rezando, devota de São Sebastião, em suas orações o pedido para que as pessoas tenham saúde e paz. E com otimismo afirma que após a pandemia quer visitar os filhos que moram distantes.  

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *