Cidades

Mais chuva no Vale do Rio Doce nesta quinta(24).

Redação Colatina em Ação 24/10/2019

Em alguns locais destas regiões choveu de 80 mm a mais de 100 mm entre os dias 22 e 23 de outubro, o que representa quase toda a chuva do mês.

A região entre o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e o Espírito Santo, foram as mais chuvosas do Brasil entre a noite do dia 22 e o fim da tarde de 23 de outubro. Em alguns locais choveu de 80 mm a pouco mais de 100 mm em 24 horas, o que representa praticamente a média de chuva para todo o mês de outubro.

Algumas pancadas foram extremamente fortes deixando de 40 mm a 50 mm de chuva acumulados em apenas 1 hora. Tecnicamente um acumulado de 20 mm em 1 hora já considerado chuva forte. Foi o que ocorreu em Timóteo (MG) que recebeu 43,2 mm entre 1 e 2 horas da madrugada da quarta-feira. São Mateus (ES) choveu 31,2 mm entre 3 e 4 horas da madrugada. Em Araçuaí (MG) choveu 46,8 mm entre 20 e 21 horas da noite da terça-feira.

Mais chuva nesta quinta-feira

Áreas de instabilidade continuam ativas nesta quinta-feira, 24 de outubro, sobre o Espírito Santo e em todo o norte e leste de Minas Gerais. A chuva mais forte e volumosa deve ocorrer na região do Vale do Jequitinhonha (MG) e no norte do Espírito Santo. Há risco de raios de fortes rajadas de vento.

Para a Grande Vitória e para as demais áreas capixabas, a previsão é de uma quinta-feira com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas a chuva deve ocorrer com fraca a moderada intensidade.

As pancadas de chuva voltam a ocorrer no Vale do Rio Doce e no Noroeste de Minas Gerais e ainda podem ser moderadas a fortes em alguns momentos, mas não tão volumosas como nesta quarta-feira.

A Grande Belo Horizonte e as outras regiões de Minas Gerais têm uma quinta-feira com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e ou à noite, com raios e com até moderada intensidade.

Foto de Danilo Wandel Rei, Pedro Canário, (ES)

Fim de semana

As áreas de instabilidade enfraquecem na sexta-feira, que já terá maiores períodos com sol em Minas Gerais e no Espírito Santo. Porém, ainda tem previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

O fim de semana é com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite em quase todas as regiões de Minas Gerais. No sábado, não chove mais no Noroeste Mineiro e nem no Vale do Jequitinhonha. No domingo, o tempo seco e quente predomina nestas áreas e também no Vale do Rio Doce.

Para o Espírito Santo ainda tem previsão de chuva no sábado, mas o sol aparece. No domingo, 27 de outubro, o tempo fica quente e seco e o sol predomina

Chuva de 1 mês em 24 horas

Segundo o INMET, a média de chuva normal para outubro no Espírito Santo e na região mineira do Vale do Rio Doce varia de 100 mm a 125 mm. Já para o Vale do Jequitinhonha, esta média de chuva fica entre 75 mm e 100 mm.

Confira alguns elevados volumes de chuva acumulados entre 18 horas do 22 e 18 horas de 23/10/2019 pelas medições do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia e do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.