Redação Colatina em Ação – 09/10/2019
Um estudante indígena da etnia wapichana foi classificado para a semifinal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. Marcel Aleixo da Silva, da comunidade Serra do Truaru, vai representar Roraima na categoria poema e concorrerá com os finalistas do Norte do Brasil na etapa regional em São Paulo.
“O lugar onde vivo”
Junto com os colegas, o menino, que estuda na 5ª série da Escola Municipal Francisca Gomes da Silva, na zona Rural de Boa Vista, foi convidado a participar do concurso e escrever uma poesia sobre o tema “O lugar onde vivo”. Ele criou então o poema “Serra do Truarú” exaltando as belezas naturais e costumes da comunidade onde mora.
“A minha comunidade me inspirou”, disse o menino. (leia o poema na íntegra ao fim da matéria).
Como o poema dele foi selecionado, o estudante e a professora Josane Chagas viajarão em breve para São Paulo onde vão participar de um encontro. Serão três dias de oficinas de formação, palestras e passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos.
“Ele me surpreendeu bastante, porque a cada dia chegava com uma versão do poema e eu só aperfeiçoava. Até porque nós professores somos só mediadores desse conhecimento. O aluno é quem cria. Ele é o protagonista de sua própria história e sua realidade”, declarou a professora.
173 finalistas
Ao todo, 443 produções de todas as categorias foram selecionadas para as semifinais (regionais) em todo o Brasil. Destes, serão escolhidos 173 finalistas e seus professores para a etapa nacional. Somente 28 serão os grandes vencedores de 2019.
A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.
Serra do Truarú
Minha terra preferida, Muito linda de se ver Nela temos gente querida, E história pra escrever. Sobre essa comunidade Que escolhi para viver, Tenho muita liberdade De ver a natureza florescer. Nosso povo se alimenta De damurida, farinha e beijú Usando sua ferramenta Pra pegar pombo, piranha e pacu Tudo aqui é sensacional Não há do que reclamar Comida tradicional Para você saborear. Truarú é nome indígena Vem da língua Wapichana Dizem que era cobra grande Que andava na savana Pois quem conta essa história É a dona Mariana. Se você não acredita, Então vem aqui ver Serra do truarú é perfeita Para receber você. Tudo aqui é sensacional Não há do que reclamar Comida tradicional Para você saborear. Truarú é nome indígena Vem da língua Wapichana Dizem que era cobra grande Que andava na savana Pois quem conta essa história É a dona Mariana.
Fonte: G1