Redação Colatina em Ação – 30/07/2019
Nesta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoverão painéis em municípios do Espírito Santo com o objetivo de atualizar os custos de produção do café conilon e da borracha. O acompanhamento do café será feito entre os dias 30 e 31 de julho, nas cidades de Colatina e Castelo, que antes não participavam dessa agenda de atualização.
O painel realizado em Colatina abrangerá informações de municípios próximos como Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu e Pancas. Já em Castelo haverá o fornecimento de dados de Conceição dos Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivacqua e Muqui.
A inclusão de Colatina e Castelo na agenda é para garantir melhor representatividade dos custos de produção do estado, obtendo valores ainda mais aproximados dos insumos utilizados na cultura do café.
O levantamento dos custos de produção realizado pela Conab serve de base para a definição de políticas públicas, entre elas a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), instrumento utilizado pelo governo federal nas ações de fortalecimento da agricultura. Fonte: Revista Cultivar