Redação Colatina em Ação – 17/07/2019
Em Xanxerê, no oeste catarinense, os cães que vivem nas ruas estão recebendo coleiras que refletem a luz de veículos para evitar que eles sejam vítimas de acidentes.
Todo ano, cerca de 300 coleiras com faixas reflexivas são distribuídas na cidade. “A gente percebeu que poderia ser bem útil no meio do trânsito. O intuito é de visualização desses cães por parte do motorista, que ele consiga desviar ou parar para evita um acidente”, explica o zootecnista e adestrador de cães, Vagner Pacheco Oliveira.
O zootecnista guarda as coleiras no carro. Andando pela cidade, sempre que encontra um animal de rua, Vagner para o veículo e coloca o adereço.
As coleiras são confeccionadas pela mãe, que é costureira e mora em Pelotas (RS). Uma vez ao ano, após montar 300 coleiras, ela envia para o filho pelos Correios. Cada uma é feita por duas partes de tecido, que quando unidas, se encaixam perfeitamente, sem apertar ou machucar o animal. Além disso, elas podem ser retiradas com facilidade por um ser humano. Fonte: G1/Fotos: Reprodução/NSC TV / Razões Para Acreditar