Trajeto entre BH e Barão de Cocais será feito de ônibus a partir desta quinta-feira (16). Passageiros podem pedir reembolso.
A Vale anunciou na noite desta quarta-feira (15) que a circulação do trem de passageiros Vitória-Minas vai ser alterada por tempo indeterminado já a partir desta quinta-feira (16).
Segundo a mineradora, que também é a responsável pelo trem, a medida foi tomada por causa do risco de colapso na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas. A barragem Sul Superior que fica no local já estava em alerta para rompimentoe agora foram identificadas movimentações no talude Norte na cava da mina.
O trajeto de trem entre Belo Horizonte e Barão de Cocais, ou o inverso, ficará fechado. Os passageiros que embarcariam na capital mineira, terão de pegar um ônibus, fornecido pela Vale, que irá até o terminal ferroviário em Barão de Cocais. De lá, eles seguirão a viagem de trem, conforme a Vale. Quem vem do Espírito Santo e Leste de Minas sentido capital também terá que fazer o trajeto final Barão-BH de ônibus.
A Vale afirma que a medida segue uma orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e busca preservar a segurança das pessoas. Com a medida, as viagens podem ter atrasos.
Reembolso
Quem preferir pode pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem. Para isso, é preciso se dirigir, no prazo de até 30 dias, a qualquer uma das estações localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Mais informações podem ser solicitadas por meio do Alô Ferrovias 0800 285 7000.