O Serviço Geológico do Brasil (SGB) emitiu, às 18h deste domingo (25), um novo Boletim de Alerta Hidrológico para a Bacia do Rio Doce, trazendo um cenário de atenção para o município de Linhares. Segundo os dados técnicos, o nível do rio na cidade apresenta tendência de elevação nas próximas horas.
Veja também: No mês da saúde mental, psicólogo alerta para vício de dopamina instantânea e perda de controle emocional
Atualmente, o nível do Rio Doce em Linhares está em 288 cm. Embora ainda esteja abaixo da cota de alerta, fixada em 300 cm, a previsão hidrológica indica que essa marca deve ser ultrapassada durante a madrugada de segunda-feira (26). A cota de alerta é o estágio que sinaliza uma possibilidade elevada de inundação.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O monitoramento aponta ainda que a cota de inundação para o município — ponto em que os primeiros danos começam a ser observados — é de 345 cm.
A situação em Linhares difere de outras regiões da bacia, como Governador Valadares (MG), onde o nível do rio já atingiu 365 cm (acima da cota de inundação de 320 cm), mas apresenta tendência de queda lenta. Em Linhares, o momento é de vigilância devido à subida prevista das águas.
As autoridades recomendam que a população acompanhe as atualizações dos boletins, que utilizam dados da Rede Hidrometeorológica Nacional.





