Colatina permanece em estado de atenção diante do aviso meteorológico de nível Excepcional (vermelho) emitido para o Espírito Santo nesta quarta (21). Desde o início do período chuvoso, na terça-feira (20), a Prefeitura de Colatina, por meio da Defesa Civil Municipal, intensificou o monitoramento das áreas de risco e a resposta às ocorrências registradas no município.
Leia também: Tragédia no Centro: “Olhar” em bar termina em execução a tiros em Linhares
Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas foi abaixo de 90 milímetros, sem registro de ocorrências de maior gravidade. Ainda assim, desde o início das chuvas, foram contabilizados 16 chamados, todos acompanhados pelas equipes técnicas, e 10 pessoas desalojadas. Entre as ocorrências estão a queda de uma árvore na rodovia que liga Colatina a Marilândia — já resolvida pela Guarda Civil Municipal —, além de uma encosta com risco de deslizamento no bairro São Silvano e uma árvore com risco de queda sobre uma oficina no bairro Maria das Graças.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O levantamento da Defesa Civil também aponta seis barrancos com risco de deslizamento, quatro imóveis com rachaduras estruturais e dois imóveis em situação de alagamento. Além disso, dois pontos de alagamento foram registrados, nos bairros Carlos Germano e na região Central da cidade, ambos já normalizados, sem danos maiores à população.
MAIS CHUVAS
O alerta meteorológico de nível Excepcional indica que, nesta quarta-feira (21), há probabilidade de até 70% para chuvas entre 50 e 70 mm, podendo chegar a 100 mm em pontos isolados, com previsão de raios e ventos intensos. Para a quinta-feira (22), o aviso passa para nível de impacto Alto, com previsão de precipitações mais moderadas, mas ainda exigindo atenção, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do estado.
Diante do cenário, a Prefeitura de Colatina reforça que segue em regime permanente de monitoramento e prevenção, com atuação integrada entre Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e demais secretarias. A população deve ficar atenta aos comunicados oficiais e evitar áreas de risco durante períodos de chuva intensa.
Em caso de emergência, a orientação é acionar imediatamente a Defesa Civil pelos telefones (27) 3723-4773 ou (27) 99883-0305.





