O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) conquistou na Justiça uma decisão liminar que impede o fechamento de duas importantes escolas rurais de Afonso Cláudio: as EMEFs Fazenda Carlos Hackbart e Alto Santa Joana. A medida garante não só a continuidade das aulas, como também as matrículas para o próximo ano letivo, assegurando o direito de centenas de crianças à educação perto de casa.
Leia também: Entenda as novas regras da aposentadoria que entram em vigor em 2026
As escolas estavam ameaçadas de fechamento, o que poderia obrigar alunos — muitos deles filhos de agricultores e de famílias da cultura pomerana — a se deslocarem mais de 40 quilômetros para estudar. Segundo o MPES, essa mudança poderia causar prejuízos pedagógicos irreversíveis e aumentar drasticamente o risco de evasão escolar.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Justiça foi clara: as escolas só poderão ser fechadas após diagnóstico técnico e consulta formal à comunidade escolar, como determina a lei. Até lá, elas seguem funcionando normalmente.
⚠️ Em caso de descumprimento da decisão, o município poderá ser multado em R$ 5 mil por dia, podendo chegar a R$ 200 mil.
✨ A mobilização da comunidade fez a diferença. Mais do que prédios, essas escolas representam acesso à educação, preservação cultural e futuro para crianças do campo.

