Filha mais velha de Olavo de Carvalho morre aos 56 anos
Heloisa de Carvalho, a filha mais velha do polêmico escritor Olavo de Carvalho, foi encontrada morta em sua residência na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, na noite de quinta-feira (7). Heloisa tinha 56 anos.
Leia também: Entenda as novas regras da aposentadoria que entram em vigor em 2026
Rompimento público e críticas ao pai
Heloisa ganhou notoriedade ao romper publicamente com o pai, figura central do pensamento conservador e influenciador ideológico do governo de Jair Bolsonaro. Bacharel em Direito, ela foi a única dos oito filhos de Olavo a não ser incluída em seu testamento. Em 2017, Heloisa divulgou uma carta aberta detalhando conflitos familiares e mágoas de infância. Três anos depois, em 2020, coescreveu o livro “Meu pai, o guru do presidente: a face ainda oculta de Olavo de Carvalho”, no qual teceu críticas diretas ao escritor.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ativismo político e filiação ao PT
Nas redes sociais, Heloisa se definia como crítica do bolsonarismo, apoiadora da esquerda e ativista. Em 2021, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), mas deixou a legenda em 2023 após relatar ter sido vítima de agressão em um episódio ocorrido dentro do diretório do partido em Atibaia.
Olavo de Carvalho e a pandemia
Olavo de Carvalho faleceu em janeiro de 2022, aos 74 anos, nos Estados Unidos, poucos dias após ser diagnosticado com Covid-19. Na época, Heloisa atribuiu a morte do pai às complicações da doença e criticou o posicionamento negacionista dele em relação à pandemia.
Preservação de detalhes do caso
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado na Delegacia de Atibaia e que, devido à natureza da ocorrência, os detalhes serão preservados. Até o momento, não há informações oficiais sobre a causa da morte de Heloisa de Carvalho.





