O Hospital Estadual João Santos Neves, principal referência em saúde pública de Baixo Guandu, vai passar por uma das maiores transformações da sua história. O governador Renato Casagrande autorizou, na última terça-feira (30), a licitação da primeira fase da reforma e ampliação da unidade, que receberá R$ 57,2 milhões em investimentos.
Leia também: Casal de Aimorés é encontrado morto em apartamento em Vitória
Do total, cerca de R$ 25 milhões vêm do acordo judicial de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Mariana, considerado o maior desastre ambiental do país.
“Vamos praticamente duplicar o hospital, adquirir equipamentos modernos e garantir mais conforto, agilidade e qualidade no atendimento para Baixo Guandu e toda a região”, destacou Casagrande.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
🏗️ Estrutura moderna e cirurgias robóticas
A obra prevê a construção de um novo prédio com três pavimentos, que vai abrigar:
-
Centro Cirúrgico com três salas preparadas para cirurgias robóticas
-
30 novos leitos de internação clínica
-
10 leitos de saúde mental
-
Central de Material Esterilizado (CME)
-
Ampliação dos exames de imagem
-
Novos equipamentos hospitalares de alta tecnologia
A reestruturação vai aumentar significativamente a capacidade de atendimento da unidade, que é referência para diversos municípios da região Norte do Espírito Santo.

🌱 Recursos do acordo de Mariana fortalecem a saúde no Norte do ES
Segundo o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, o investimento cumpre um dos principais objetivos do acordo judicial:
“Essas cidades foram duramente impactadas pelo maior desastre ambiental do Brasil. A ampliação do Hospital João Santos Neves é fundamental para fortalecer a saúde pública de Baixo Guandu e região.”
Os recursos são coordenados pela Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) e repassados ao Estado pela Fundação Renova.
🩺 Mais qualidade, mais resolutividade e atendimento humanizado
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, ressaltou que a obra representa um avanço histórico para o SUS capixaba:
“Estamos promovendo uma transformação estrutural que vai impactar diretamente a qualidade do cuidado oferecido à população. O hospital ficará mais resolutivo, humanizado e preparado para as demandas atuais e futuras.”





