Um ataque de enxame de abelhas deixou uma pessoa morta e outras quatro hospitalizadas na última sexta-feira (26), no distrito de Extração, em Diamantina, na Região Central de Minas Gerais.
Veja também: Mega da Virada: Grupo de Goiás aposta R$ 13 milhões e sonha com prêmio de R$ 1 bilhão
Segundo informações apuradas, cinco integrantes de uma mesma família foram surpreendidos por abelhas itinerantes nas proximidades da barragem da subestação do distrito, onde passavam as festividades de fim de ano.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Entre as vítimas estão uma mulher e seu bebê, naturais do Espírito Santo. Durante o ataque, a mãe entrou com a criança, de aproximadamente um ano e sete meses, em uma área com água, na tentativa de minimizar as picadas. Ambos precisaram ser hospitalizados. A criança já recebeu alta médica, enquanto a mãe permanece internada em Diamantina, em estado estável.
O casal e o filho adulto, moradores de Belo Horizonte, também foram atingidos. O homem, de 53 anos, não resistiu às complicações causadas pela gravidade da reação às picadas e morreu após o atendimento médico. A esposa e o filho passaram por internação em Centro de Terapia Intensiva (CTI) e, atualmente, seguem internados em recuperação, com quadro de saúde considerado evolutivo.
O resgate das vítimas foi realizado por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Secretaria Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde acompanham o caso.
De acordo com as autoridades, a recomendação em situações de ataque por abelhas é procurar atendimento de emergência imediatamente, devido ao risco de reações graves.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que monitora, em parceria com o Corpo de Bombeiros, ocorrências envolvendo enxames na cidade e em áreas rurais da região.
Moradores do distrito de Extração relataram comoção com o ocorrido. Familiares das vítimas também reforçaram o alerta para que a população redobre os cuidados, especialmente em áreas mais isoladas.





