A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), concluiu nesta semana o inquérito que investigava a morte de um cão da raça pitbull no bairro Santo Antônio, em Cariacica. O caso, ocorrido no último dia 9 de dezembro, tomou um novo rumo após a análise de imagens que contradizem a versão inicial da suspeita.
Veja também: Vídeo| Homem é preso por maus-tratos no ES; animal foi resgatado em estado crítico
No início das investigações, a tutora de um outro animal registrou um boletim de ocorrência afirmando ter agido em “estado de necessidade”. Segundo o relato inicial, ela teria desferido um único golpe para conter o pitbull, que supostamente havia invadido sua residência e atacado seu cão.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Provas revelam crueldade
No entanto, o trabalho conjunto entre a PCES e a Guarda Municipal de Cariacica desmentiu a versão apresentada. O acesso a vídeos do local revelou que a dinâmica do crime foi muito mais violenta do que o declarado.
“As imagens comprovaram que a morte do animal ocorreu por enforcamento e golpes de foice, e não em defesa de um cachorro que estava sob ataque de outro animal, caracterizando crime de maus-tratos com o resultado de morte”, afirmou o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da DEPMA.
Indiciamento e Próximos Passos
Diante das evidências, a mulher foi indiciada por dois crimes:
-
Maus-tratos a animais: Com base no artigo 32 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com agravante pelo resultado de morte.
-
Comunicação falsa de crime: Artigo 340 do Código Penal, devido à tentativa de enganar as autoridades sobre a natureza do ocorrido.
O inquérito policial já foi finalizado e encaminhado ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que deverá avaliar o oferecimento da denúncia à Justiça.





