A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23/12), a Operação Adeona IX, com o objetivo de reprimir crimes relacionados à divulgação de abuso sexual infantojuvenil. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão no município de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo.
Veja também: Suspeito de armazenar conteúdo de abuso infanto-juvenil é preso no ES
Durante as investigações, a PF identificou que o suspeito investigado armazenava cerca de 150 arquivos, entre imagens e vídeos contendo registros de violência sexual contra crianças e adolescentes. No endereço alvo da operação, os policiais apreenderam dois aparelhos celulares, um SSD e um pen drive, que serão submetidos à perícia técnica.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Apesar de a legislação brasileira ainda utilizar o termo “pornografia”, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especialistas e organismos internacionais destacam que a nomenclatura mais adequada é abuso sexual ou violência sexual contra crianças e adolescentes, por refletir de forma mais precisa a gravidade dos crimes e o impacto direto sobre as vítimas.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Polícia Federal reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância da orientação e do acompanhamento contínuo de crianças e adolescentes, tanto no ambiente virtual quanto no convívio social. Entre as principais medidas preventivas estão o diálogo aberto sobre riscos na internet, a supervisão do uso de redes sociais, jogos e aplicativos, além da atenção a mudanças de comportamento. A PF destaca que informação e prevenção são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar de menores.





