Uma denúncia anônima feita pelo telefone 181 levou a Polícia Militar Ambiental a flagrar um crime ambiental na zona rural de Itarana, no Centro-Serrano do Espírito Santo. A ação ocorreu na última quarta-feira (18) e resultou na apreensão de aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro.
Veja também: Vídeo | Colatina ganha 100 novas vagas de estacionamento no centro da cidade
Durante a fiscalização, a equipe da 5ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) encontrou quatro gaiolas, um viveiro e cinco aves silvestres, entre elas coleiros, tico-tico, tizil e um papagaio-chauá, espécie considerada rara e ameaçada. Nenhum dos animais possuía anilhas ou autorização legal, o que caracteriza a prática de crime ambiental.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a Lei nº 9.605/1998, manter aves silvestres em cativeiro sem permissão é crime, passível de sanções penais e administrativas. As medidas legais cabíveis foram adotadas, e as aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por avaliação e receberão os cuidados necessários antes de possível reintrodução à natureza.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Polícia Militar Ambiental reforça que denúncias anônimas são fundamentais no combate aos crimes contra a fauna e podem ser feitas de forma segura pelo Disque-Denúncia 181.

